Este é o livro de estréia do escritor Claudemir de Oliveira e foi publicado pela Editora Novo Século, com o selo "Novos Talentos".
A história, que é narrada por Litat, é divida em duas partes: na primeira, ele conta a vida dos seus ancestrais, as dificuldades enfrentadas por eles e como o sentimento de amor fez com que eles vencessem. Na segunda, ele narra a sua vida, as suas experiências e os seus erros e acertos.
Com uma linguagem muito bem construída, o escritor nos leva a uma grande lição sobre a força do amor e a importância de cada escolha que fazemos em nossa vida. Permeado de questões mitológicas, a história é bonita e permite diversas reflexões.
Algumas passagens são extremamente melosas, o que é justificável uma vez que a maior parte dos acontecimentos se dá em tempos remotos. Quanto aos personagens, eles são envolventes e bem construídos.
Os capítulos são curtos, o que facilita a leitura, no entanto, em apenas 270 páginas, o escritor narra uma trajetória que tem início anos antes de Cristo e termina em 2011. Com isso, alguns fatos acontecem de forma muito rápida, o que causa um certo incômodo, já que pela diferença do tema abordado, certos pontos mereciam maior destaque.
Sobre a diagramação, as páginas são amarelas, o livro é leve e a capa é simplesmente linda!
Sobre a história:
Para explicar sobre o livro precisei entrar em alguns acontecimentos específicos, mas garanto que nenhum deles estraga as surpresas trazidas pela obra.
Litat é neto de Bnus e Queb, que sempre se amaram e juraram viver uma vida inteira juntos. Ocorre que naquela época, as intervenções dos deuses do bem e do mal eram comuns e as lutas travadas entre eles eram intermináveis.
Com isso, Rum, o Deus do Bem, em uma das suas escolhas por representantes, decidiu levar Queb. A sua decisão, que não podia ser contestada sem riscos, fez com que ela se separasse de Bnus.
O homem, magoado e com muita raiva no coração, resolveu servir a Irdasofeu, o Deus do Mal. Diante disso, eles se tornaram inimigos e precisaram se enfrentar. De acordo com as previsões dos Deus, daquela luta, apenas um poderia sair vivo.
Ocorre que Queb, extremamente apaixonada, resolveu ouvir o seu coração e a sua decisão alteradou o seu destino. Ela recebeu uma nova chance de viver ao lado de Bnus, no entanto, ambos teriam que passar a vida isolados, sem que ninguém soubesse que eles estavam vivos.
Inúmeras dificuldades foram enfrentadas pelo casal, mas em razão do amor e dos bons sentimentos que carregavam, eles conseguiram superar os problemas e viver por muitos anos. Da união entre eles, nasceu Xofe, um garoto repleto de dons especiais, que passou a vida na companhia dos animais e, em seguida, da sua esposa. Juntos, eles deram a luz a Litat, que recebeu os dons dos avós e do pai, com muito mais intensidade.
A jornada de Litat foi repleta de mistérios, descobertas, poderes especiais e também de amor. Um amor a princípio impossível, pois a sua missão era maior. Decidido a não abrir mão da felicidade, ele enfrentou inúmeras lutas e não desistiu, sendo mais uma prova de que sim, o amor move o mundo!
Algumas passagens:
"É difícil imaginar um amor tão verdadeiro num tempo tão remoto; é complexo encontrar compreensão da união de pessoas feitas uma para outra. Não encontramos todos os dias amor eterno e verdadeiro e quando achamos que encontramos, surge o sentimento da frustração por saber que no próximo amanhecer ele pode não estar presente, transformando-se em sonhos não realizados ou em pesadelos."
"As montanhas esverdeadas e brancas vencidas eram a visão do passado, grandes e ao mesmo tempo pequenas por tão distantes que elas já estavam dos seus olhos. E se no passado os amedrontaram, hoje serviam de uma linda paisagem."
"[...] Muitas vezes, dar um passo para trás não significa desistir como se fosse sinal de fraqueza diante das dificuldades, mas sim, a serenidade de pensar na melhor maneira de se atingir um objetivo com segurança."
0 comentários