Cinema Filme

Documentário José e Pilar

12:21Isabela Lapa

Espetacular, tocante, realizado com fragmentos da vida do mestre Saramago

Sinopse: A Viagem do Elefante, o livro em que Saramago narra as aventuras e desventuras de um paquiderme transportado desde a corte de D. João III à do austríaco Arquiduque Maximiliano, é o ponto de partida para José e Pilar, filme de Miguel Gonçalves Mendes que retrata a relação entre José Saramago e Pilar del Río.

Mostra do dia-a-dia do casal em Lanzarote e Lisboa, na sua casa e em viagens de trabalho por todo o mundo, José e Pilar é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo – ou, pelo menos, em torná-lo melhor.

José e Pilar revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que gênio e simplicidade são compatíveis. José e Pilar é um olhar sobre a vida de um dos grandes criadores do século XX e a demonstração de que, como diz Saramago, “tudo pode ser contado doutra maneira”.
Minhas Impressões:

Como grande admiradora da obra de José Saramago e das influências que ele deixou, assistir a esse documentário foi uma experiência única. Por meio dele conheci um outro lado do escritor, um lado que ele não mostrava diante do público: um homem apaixonado pela esposa e pela vida, que sequer tinha a dimensão da importância dos seus textos para o universo literário. 

O filme também foi essencial para conhecer mais sobre Pilar, a mulher de personalidade forte e caráter invejável, que se dedicou de corpo e alma ao marido, sendo merecedora de todas as homenagens que já recebeu. Como Saramago costumava dizer, a sua vida foi dividida em duas fases, uma antes e uma depois de Pilar! 

Apesar de ter 125 minutos de duração, o filme parece ter no máximo 20. Foi incrível acompanhar o processo de criação, o dia-a-dia, a rotina de entrevistas e a admiração das pessoas pelo escritor.

Considero como obrigatório para todos os fãs, mas igualmente válido para quem não conhece o seu trabalho, mas tem vontade de entender um pouco mais sobre o que é escrever e viver para os livros e para as palavras.

Enquanto assisti eu sorri, me emocionei, vi as lágrimas escorrerem e aprendi muito sobre a vida, o amor, a cumplicidade, a garra e a persistência! 

Sobre o projeto:
Apenas a título de curiosidade, é importante mencionar que “José e Pilar” foi filmado ao longo de quatro anos, entre 2006 e 2010, tendo sido captadas mais de 240 horas de imagens.

Após o término da edição para o documentário, a Fundação José Saramago adquiriu para o seu espólio todo o material de pesquisa e brutos do filme, no intuito de garantir a conservação e permitir o acesso aos interessados. 

Entre o material inédito, estão entrevistas, palestras e conferências, bem como todo o processo de ensaios e estreia do espetáculo de teatro "As Intermitências da Morte" que contou com a participação de José Saramago e do ator Gael Garcia Bernal.

Onde assistir?

É simples! O vídeo está inteiramente disponível no You Tube. Clique aqui!


You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato