Curiosidades Especial Laranja Mecânica

Especial Laranja Mecânica: Polêmicas, censuras e curiosidades

18:13Universo dos Leitores


Olá leitores!

 Encerramos hoje o nosso especial Laranja Mecânica  trazendo algumas curiosidades sobre a icônica obra e adaptação cinematográfica!


1 - Desesperado por dinheiro, Anthony Burgess vendeu os direitos de adaptação ao cinema de Laranja Mecânica para Mick Jagger por apenas US$ 500,00. O músico planejava fazer o filme tendo os Rolling Stones como os droogs, mas acabou revendendo os direitos por uma quantia muito maior.

2 - O Korova Milk Bar foi o único set construído especialmente para o filme. Foi batizado pela palavra russa para vaca e suas esculturas foram baseadas no trabalho do escultor Allen Jones(uma as pinturas da parede apareceria novamente em O Iluminado, 1980). Stanley Kubrick fez com que os dispensers de leite fossem esvaziados, lavados e reabastecidos a cada hora, pois o leite coalhava sob as luzes do estúdio.

3 - Alex cantar "Singing in the Rain" enquanto ataca o escritor e sua esposa não estava no roteiro. Kubrick passou quatro dias experimentando com a cena, pois a julgava muito convencional. Eventualmente, pediu a Malcolm McDowell se ele poderia dançar. Eles fizeram a cena novamente, desta vez com McDowell cantando e dançando a única música que ele conseguira lembrar na hora. Kubrick ficou tão impressionado que logo comprou os direitos do tema de Cantando na Chuva por US$ 10 mil. Quando McDowell encontrou Gene Kelly, anos depois, em uma festa, o ator veterano se retirou indignado. Kelly teria ficado profundamente decepcionado com a forma como sua versão de "Singing in the Rain" foi usada em Laranja Mecânica.
4- Kubrick pediu ao Pink Floyd para usar "Atom Heart Mother", faixa que abre o álbum hômonimo da banda, na trilha sonora. Porém, como o diretor queria uso ilimitado da composição, a banda rejeitou a proposta. Quando Alex visita a loja de discos, é possível ver nas prateleiras a trilha de2001 - Uma Odisseia no Espaço e Atom Heart Mother. Outros discos visíveis na loja são Lorca, de Tim Buckley, As Your Mind Flies, do Rare Bird, Deja Vu, de Crosby Stills Nash & Young,The Transfiguration Of Blind Joe Death, de John Fahey, Magical Mystery Tour, dos Beatles,After The Goldrush, de Neil Young, The Chicago Transit Authority, do Chicago e In The Summertime, do Mungo Jerry.
5- Apesar de interpretar um adolescente de 15 anos (17 na última parte) Malcolm McDowell tinha 27 anos na época das filmagens. A língua falada por Alex e seus droogs é o Nadsat, uma mistura de inglês, russo e gírias londrinas.

6- O médico que acompanha Alex enquanto ele é forçado a assistir filmes violentos é um médico de verdade, presente para assegurar que os olhos de McDowell não secassem. Seus olhos foram anestesiados para que as cenas de tortura fossem filmadas sem tanto desconforto. Ainda sim, suas córneas foram arranhadas pelos grampos de metal.

7 - A acelerada cena de sexo foi filmada em um único take de 28 minutos. Já a cena final do filme foi concluída depois de 74 tentativas.
8 - Na cena em que Alex fala com o padre sobre a terapia Ludovico, é possível ver os prisioneiros marchando em círculo no pátio. A cena recria uma pintura de Vincent van Gogh, Prisioneiros se Exercitando (1890).

9- Enquanto gravava a narração em off do filme, em um simples gravador operado pelo próprio Kubrick, Malcolm McDowell precisava de paradas de descanso. Para satisfazer o ator, e possivelmente para tentar conseguir uma narração melhor, Kubrick e McDowell jogavam tênis de mesa. O ator depois descobriria que as horas passadas entre as partidas, das quais Kubrick nunca saiu como vencedor, foram descontadas do seu salário.

10- O primeiro corte do filme tinha quatro horas de duração. Mais tarde, Kubrick mandou seu assistente destruir todo o material descartado.

11- "Só depois da minha morte": Ao contrário do que dizem "Laranja Mecânica" não foi banido dos cinemas do Reino Unido. Na verdade, o filme foi massacrado por críticos consagrados (como Pauline Kael e Roger Ebert) e foi atacado por "promover a violência". Irritado, Stanley Kubrick decidiu impedir a exibição do filme em 1973 até sua morte (em 1999). Durante muito tempo, os britânicos assistiram ao filme através de VHS importadas de outros países. 

12- Censura: No Brasil, o filme entrou na lista de obras proíbidas pela censura, fazendo com que os cinéfilos fossem assistir a polêmica obra em países vizinhos, como o Uruguai. Quando foi liberado, só conseguiu ser exibido nas salas com ridículas bolinhas pretas sobrepostas nas cenas de nudez (mesmo com classificação para maiores de 18 anos).

13- Cego: Durante a cena em que Alex (Malcolm McDowell) é submetido ao tratamento Ludovico, a ator teve sua córnea arranhada pelos pequenos ganchos e ficou temporariamente cego. Malcolm voltou a se dar mal na cena que seus ex-companheiros tentam afogá-lo.

14- Ruiva: A propósito, a cena do estupro demorou para sair, por que duas atrizes contratadas para a cena não aguentaram a pressão e o clima no set e desistiram do projeto. O papel ficou com a atriz Adrienne Corri que, para quebrar o gelo em um dos takes em que precisava ficar nua, disse à Malcolm: "Agora você vai ver se eu sou realmente ruiva".

15- O título Laranja Mecânica (A Clockwork Orange) foi retirado de uma gíria cockney: "as queer as a clockwork orange", uma expressão que significa algo de muito estranho.

16- No Brasil a obra é mais conhecida pela adaptação de Kubrick.

17- Laranja Mecânica dividiu com 1984 e Admirável Mundo Novo a criação de um cenário distópico e apocalíptico, criando uma das distopias mais famosas de todos os tempos.

18- Anthony Burgues ficou satisfeito com a adaptação de Kubrick e elogiou a obra.

19- Nem todos sabem, mas o livro ganhou duas adaptações cinematográficas : além da renomada versão de Kubrick, o livro contou com a livre interpretação intitulada Vinyl, de Andy Warhol em 1965.


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato