Anthony Burgess Editora Aleph

Especial Laranja Mecânica: Edição Comemorativa - 50 anos

06:30Universo dos Leitores

Em razão do sucesso e da importância da obra para a literatura mundial, a Editora Aleph, que possui os direitos de publicação no Brasil, preparou uma edição especial em comemoração aos 50 anos do livro. Com capa dura, folha de rosto, ilustrações personalizadas e inclusões inéditas, a edição é simplesmente espetacular e merece ser apreciada pelos fãs da obra. Sem dúvida é uma excelente aquisição para a sua coleção.

CONFIRA:
Ilustrações exclusivas de Angeli, Dave McKean e Oscar Grillo

Dave MacKean criou as ilustrações da parte um, Angeli ilustrou a parte dois e Oscar Grillo foi o responsável pela parte três. Todos os ilustradores são renomados e extremamente qualificados. 
As ilustrações ficaram vivas a sensação que causam é de que vão pular das páginas. Sem dúvida um trabalho incrível, cuidadoso e que conferiu um requinte ímpar para a fantástica edição da Aleph e para o trabalho de Burgess.  

Notas culturais do editor

As notas são essenciais para a compreensão do trabalho que envolveu a edição, a tradução dos termos eslavos, a ideia das gangues etc. Além de esclarecedoras, comprovam o cuidado da equipe. Vale conferir! 

Artigos e ensaios escritos pelo autor, com tradução inédita para o português

Para os fãs do escritor e especialmente dessa obra, sem dúvida essa é a parte mais interessante dos extras. Nos textos trazidos, Burgess discorreu acerca das razões pelas quais escreveu o livro, como se inspirou, quais os valores morais pretendeu questionar e falou, inclusive, da adaptação cinematográfica. Muito interessante!

Em uma nota escrita pelo escritor sobre a peça A Clockwork Orange 2004, uma produção da Royal Shakespeare Company, dirigida por Ron Daniels no ano de 1990, ele disse, entre outras coisas, o seguinte:

"O que parece ser uma celebração da violência - muito pior nos palcos do que no livro ou no filme feito por Stanley Kubrick (agora inexplicavelmente banido da Grã-Bretanha) - é, na verdade, uma indagação sobre a natureza do livre-arbítrio. É um drama teológico. (...)"
Entrevista inédita com Anthony Burgess

Incrível! Na entrevista o escritor falou sobre o bem, o mal, a sua visão de Deus, de violência e dos riscos da vida em sociedade. A forma como ele se expressou foi intensa e reflexiva. Vejam uma passagem: 

"É irônico o fato de eu estar sempre associado com Laranja Mecânica. Entre todos os meus livros, é o de que menos gosto. Escrevi-o em 1961, o ano seguinte àquele em que eu teoricamente deveria ter morrido, e o livro revela muito da perturbação que me ocupava a mente naquela época. Não acho que seja o meu melhor livro, mas, ao mesmo tempo, ele revela bastante sobre o conflito entre o bem e o mal e também sobre esse medo da violência irracional. Da várias maneiras, o livro sou eu, pois o que escrevemos é muito do que somos. E o livro revela uma batalha interna com essa característica, o mal. Não apenas o mal, mas o perigo de tentar corrigí-lo. Basicamente, tenho muita desconfiança em relação ao uso de poder para mudar os outros." 

Trechos do livro restaurados pelo editor inglês a partir dos originais

Vários comentários sobre possíveis referências do livro e sobre o significado do texto original e das palavras escolhidas. 

Reprodução de seis páginas do manuscrito original. com anotações e ilustrações do autor

Dispensa comentários! Texto feito em máquina de escrever, com grifos e traçados originais. Pena terem encontrado tão pouco. Sem dúvida uma relíquia para os fãs...
E então, o que acharam? Eu indico!

Saiba mais:

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato