Crítica Editora Valentina

Proibido, de Tabitha Suzuma

00:00Universo dos Leitores


Lochan e Maya são irmãos. Com apenas 17 e 16 anos, respectivamente, eles foram abandonados pelo pai, são filhos de uma mãe alcoólatra e emocionalmente instável e possuem 3 irmãos mais novos e com personalidades bem difíceis. Diante disso, a eles só resta uma opção: assumir responsabilidades típicas de adultos. Juntos, eles cuidam da casa, dos irmãos, da mãe, das despesas, e ainda precisam encontrar tempo para estudar e claro, para viver. 

“Não posso dizer. Não posso dizer logo à você. Durante a minha vida inteira você foi a única pessoa com quem pude me abrir. A única pessoa que eu sempre podia contar que compreenderia.”

É do vínculo real e único que criaram que retiram força e ânimo para levantar a cabeça e seguir em frente. Acontece que em razão dessa união e do completo abandono que sentem (tanto por parte da família como das pessoas em geral), o amor fraternal se transforma em um sentimento maior, em um amor de namorado, uma paixão verdadeira e única, que irá rodear toda a história e fazer com que você repense todos os seus valores e preconceitos.

"– [...] Não vou deixar que ninguém nos proíba…[...]
– Mas é o mundo inteiro – diz, sua voz um sussurro angustiado. – Como vamos conseguir triunfar sobre o mundo inteiro?"

Com uma narrativa leve e ao mesmo tempo emocionante, intensa e angustiante, os capítulos alternam entre a visão de Lochan e de Maya, demonstrando não só o contexto no qual estão inseridos, como também (e especialmente), a forma como se sentem diante do mundo e a maneira como enxergam os sentimentos complexos e proibidos que desenvolveram.

"Você pode fechar os olhos para as coisas que não quer ver, mas não pode fechar o coração para as coisas que não quer sentir."

A construção psicológica dos personagens é muito bem desenvolvida e o tema foi abordado pela escritora com muita sutileza e respeito. Ela mesclou muito bem as questões pessoais e sociais que envolvem esse tipo sentimento, demonstrando que o quanto é difícil controlar os sentimentos e lidar com eles.

"No fim das contas, o que importa mesmo é o quanto você pode suportar, o quanto pode resistir. Juntos, não fazemos mal a ninguém; separados, nós definhamos."
Sem dúvida é um livro impactante, que aborda um tema perturbador e difícil. A história choca, emociona, e por tudo isso atinge a sua finalidade: mudar a visão do leitor sobre o assunto e quebrar preconceitos e julgamentos.

"Nenhum sacrifício é grande demais para manter minha família unida, mas a longa estrada adiante parece ser tão íngreme e acidentada que sempre acordo à noite com medo de cair."



Comprar: Submarino ou Americanas

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato