A Herança Africana no Brasil Crítica

"Descobrindo um mundo novo" e "A Herança Africana no Brasil"

00:00Universo dos Leitores

Além de trazer para o Brasil obras consideradas referências mundiais no universo dos quadrinhos, como por exemplo Moebius e Enki Bilal, a Editora Nemo também dá oportunidade aos quadrinistas nacionais e aos quadrinhos de cunho educativo e informativo. 

No início de 2015 a editora publicou dois títulos bem interessantes, que abordam momentos históricos importantes e responsáveis por toda a estruturação do nosso país, seja ela política ou social.

Em Descobrindo um Mundo Novo, que conta com roteiro de Lillo Parra e ilustrações de Akira Sanoke e Rogê Antônio, conhecemos um garoto que sai de viagem em um navio e conhece um padre que resolve lhe contar toda a história das navegações. Passando pelo final da Idade Média até chegar no início da Era Moderna, a narrativa conta como se originaram as navegações e como os europeus se lançaram ao mar em busca de novas terras e novos comércios. 

A história, que segue um ritmo agradável e conta com ilustrações lindas e bem coloridas, também mostra o que aconteceu com Portugal e o que aconteceu quando eles descobriram o Brasil: o primeiro contato com os índios, a criação dos vínculos e, em seguida, a dominação. 
Já em A Herança Africana no Brasil, conhecemos uma garotinha que resolve perguntar para a avó quais são as origens. E é por meio de uma conversa agradável e descompromissada que a senhora conta para a neta como os africanos vieram para o Brasil e como eles influenciaram na formação da nossa cultura. 

Escravidão, libertação, capoeira, religião e música são alguns dos temas dessa narrativa encantadora, que conta com o roteiro de Daniel Esteves, organização de Adir Mendes Nacarato e ilustrações de Wagner de Souza e Wanderson de Souza. 
Além de interessantes e inteligentes, as duas histórias contribuem para a vinculação dos jovens com os textos em quadrinhos, permitindo que eles conheçam melhor o estilo e percebam a importância dessa forma de linguagem. A união entre as palavras e os desenhos é maravilhosa, é mesmo uma forma de arte!

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato