Dicas Lista

Dicas para as férias: 10 livros curtinhos e excelentes para colocar na mala

00:00Universo dos Leitores

Oi gente, tudo bem?

As férias estão chegando e com certeza muitos estão programando viagens. Quem não tem e-book ou prefere livros físicos, normalmente sofre com um problema: o tanto que os livros ocupam espaço nas malas! Não é verdade?

Foi pensando nisso que resolvi organizar essa lista com dicas de alguns livros curtinhos que eu li em 2015 e considerei excelentes, intensos e marcantes. O número de páginas não prova nada e as dicas de hoje confirmam isso. 

A vantagem é que escolhendo livros menores, os que gostam de variar os títulos podem até levar mais de um exemplar... Ótimo, não?

Espero que aproveitem as dicas e passem por aqui para contar o que acharam das escolhas:

A Identidade (compre aqui)

Um livro interessante e inteligente! Nele Kundera mostra, por meio de uma linguagem leve e fluida, algo que por hábito ou conveniência optamos por esquecer: nós temos várias caras e podemos exteriorizar várias emoções e sensações ao mesmo tempo. Podemos cumular desejos que se convergem e cada uma das nossas escolhas conduz a uma consequência, seja ela boa ou não, esperada ou surpreendente. É exatamente nessa mistura e nessas incoerências que reside a nossa identidade. 


A morte de Ivan Ilitch (compre aqui)

Com uma linguagem simples e direta, a história gira em torno de Ivan Ilitch, um juiz que dedicou toda a vida à profissão e claro, às relações e aos vínculos capazes de inflar o seu ego e alimentar a sua vaidade. Acontece que de forma inesperada e repentina, ele descobre uma gravíssima doença, que o coloca no leito da morte. A partir desse fato, ele começa a refletir sobre as suas escolhas, suas angústias, seus medos e suas fraquezas. Com muitas dores e completamente dependente dos outros, o protagonista relembra momentos da sua vida e analisa cada uma das suas escolhas. O que ele busca, incansavelmente, é descobrir em qual momento ele realmente foi feliz.


Bonsai (compre aqui)

Com uma linguagem leve e envolvente, Bonsai conta a história de Emilia e Julio, dois jovens que iniciam um relacionamento na época da universidade, mas que entre uma leitura e outra, um personagem amado e outro, precisam enfrentar o fim do amor. A narrativa é interessante, diferente e prende a atenção ao propor reflexões sobre a juventude, os sentimentos e, inclusive, a morte. 
Caderno de um ausente 

Um relato intenso e sincero, de um homem que se torna pai tardiamente e decide registrar em um caderno todos os sentimentos e lições que gostaria de passar para a filha, mas se que sente que não poderá fazer, já que a sua vida está chegando ao fim. Um livro emocionante e inesquecível, que venceu o Jabuti 2015, em segundo lugar na categoria romance. 

Caim (compre aqui)


Neste livro, José Saramago nos coloca diante de uma história divertida, inteligente e crítica, que inova ao apresentar uma versão diferente da história bíblica de Caim, confrontando a ética e a moral de Deus e do homem que ficou conhecido como o assassino do irmão Abel. Um livro incrível, com muitas reflexões atuais e que mostra claramente que um único texto pode ser interpretado de várias formas. 



Um dos livros mais marcantes e inesquecíveis que eu li esse ano! A narrativa conta a trajetória de dois irmãos gêmeos, com personalidades muito diferentes, que precisam amadurecer, enfrentar a vida e descobrir maneiras de conviver em uma mesma família. Uma obra que fala sobre a essência dos seres humanos e sobre a importância de pensar em cada um dos dos nossos atos e em cada uma das nossas palavras.


Esse é um livro humano e sensível, que fala com profundidade e beleza sobre um sentimento tão natural e, ao mesmo tempo, tão complexo, um sentimento que faz parte da nossa essência, mas que tantas vezes só causa dor: o amor. Do início, êxtase, até o seu final... Ótima opção para aqueles que gostam de refletir sobre relacionamentos e também para aqueles que tem vontade de conhecer o autor.

O Escafandro e a Borboleta (compre aqui)


Intenso, angustiante, envolvente e marcante! Narrado em primeira pessoa, o livro conta a trajetória de Jean Dominique Bauby, um jornalista e escritor, que após um grave acidente vascular, entrou em um estado de completa invalidez, cujo termo adotado pela medicina é "locked-in syndrome”, que representa "trancado no interior de si mesmo". Uma verdadeira lição de vida!


Todo o talento do Valter Hugo Mãe em um livro pequenino e simplesmente encantador! Narrado por uma menina que tenta entender o que é amar e como é experimentar uma vida a dois, o livro é uma delícia de ler... Com um olhar inocente, ela fala sobre o amor sem preconceitos e evoca temas como adoção, homossexualidade, lealdade, solidão, paixão etc. As palavras parecem ter sido escolhidas a dedo e uma ao lado da outra compõem textos poéticos e encantadores, que nos colocam diante de várias reflexões sobre as razões pelas quais as pessoas se apaixonam e decidem viver uma vida inteira ao lado uma da outra. 


O Sol e o Peixe (compre aqui)
Uma maravilhosa reunião de contos da Virgínia Woolf. Dividido em três blocos, cada bloco com três contos, o livro aborda diversos assuntos: crítica literária, função da leitura, sentidos da vida, relação familiar, doença, cinema, pintura etc. É exatamente essa diversidade que torna a obra rica e que contribui para demonstrar o talento dessa escritora incrível.








You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato