Crítica Darkside Books

Mary Shelley no conto "Valério: o romano reanimado"

00:00Isabela Lapa


Eu tenho certeza que a maioria de vocês já viu que a Darkside Books publicou, em uma edição espetacular, o clássico Frankstein, um dos grandes clássicos da literatura de terror, que foi escrito há 200 anos por Mary Shelley - sim, por uma mulher.

O livro veio para abrir a Coleção Medo Clássico e como é típico da editora, ele está repleto de detalhes, de ilustrações, notas e extras que enriquecem a leitura. Contudo, além de tudo isso e do texto original, a edição também conta com quatro Contos sobre a Imortalidade, que foram escritos por Shelley antes da publicação da sua grande e inesquecível obra.


Com isso, para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, a Darkside Books me convidou para contar um pouco sobre um dos contos, o Valério: o romano reanimado

Antes de começar a falar sobre ele, preciso dizer que estou completamente encantada com a Introdução do livro, que foi escrita por Márcia Xavier de Brito e com os Prefácios das edições de 1818 e 1831. 

Na Introdução conhecemos um pouco sobre os caminhos que levaram a autora à escrever o livro que fala sobre a busca incansável pelos mistérios da criação e sobre as lutas travadas entre o criador e a criatura. Durante a leitura, é possível compreender melhor o que virá na história e as razões pelas quais a obra foi considerada um dos marcos do terror e da ficção científica.


Nos Prefácios, por sua vez, conhecemos mais a história de Mary, da sua família e do seu casamento. Com isso, conseguimos perceber com clareza o quanto ela era moderna, corajosa, lúcida e inteligente. Quando terminei a leitura daquelas pouquíssimas páginas, eu já estava completamente apaixonada por ela...

A resenha da obra virá em breve, mas a história em si já é conhecida por muitos, afinal, é um sucesso que marcou uma geração e que nunca foi esquecido.

Dito isto, vamos ao conto... Que conto, que conto!


Em Valério: o romano reanimado, conhecemos um homem romano que após passar anos "desacordado", acorda em um país completamente diferente e arruinado. A Roma que ele conhecia não existe mais, as pessoas com as quais ele convivia também não. Solitário e nostálgico, ele vê as ruínas como prova do fracasso, da dor e da tragédia. Depois de um tempo caminhando sem rumo em busca de respostas e de um mínimo de esperança, ele encontra um consolo quando conhece Isabell, uma mulher que tenta lhe mostrar a história com um outro olhar.

No final do conto, temos a narrativa sobre a visão de Isabell. Ela descreve com intensidade a forma como tentou ajudar aquele homem e como se sentia penalizada diante da sua situação. Percebemos, também, que nada do que ela fez foi suficiente, afinal, o passado que ele viveu fez dele uma pessoa com uma visão de mundo completamente diferente da dela.

O interessante é que além de questões sobre imortalidade e passar do tempo, o conto aborda com profundidade a nossa visão da história e do passado. É possível perceber que o que é glória para uns, é desastre para outros, e que muitas vezes esse abismo entre opiniões e gerações impede a construção de um vínculo saudável de relacionamento.


Daí o grande e interminável questionamento: vale a pena prolongar a vida além do curso natural?

Com esse questionamento, deixo aqui a minha dica para que leiam este livro e dediquem um tempo especial aos contos que estão no final. São todos curtos e super interessantes! Além deste que comentei, ou outro são: Roger Dodsworth - inglês reanimado; Transformação; e O Imortal Mortal!

Para acompanhar detalhes especiais sobre o livro, acessem o blog da Juliana Fiorese, que preparou oito postagens exclsuivas (e lindaaas) sobre a obra


Como eu disse antes, em breve resenha completa... AGUARDEM!

Gostou? Compre aqui


You Might Also Like

1 comentários

  1. Oi Bela!

    Eu gostei muito desse conto também, acho que é um dos mais maneiros dessa seleção que tem no livro. Obrigada por compartilhar suas impressões com a gente :DDD

    Beijo no coração!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato