5 ótimos livros que eu gostaria de mudar o título Aline Resende

5 ótimos livros que eu gostaria de mudar o título

09:07Aline Resende

Tenho muita aflição quando me deparo com um ótimo livro que possui um péssimo nome. É verdade que não se deve julgar um livro pela capa, mas, no sentido literal da expressão, devo dizer que a capa e o título contam muito na hora da escolha.

Nessa lista, enumero alguns livros que são muito bons, mas, para os quais eu daria títulos melhores. É importante dizer que estamos levando em consideração os títulos em português.

1- Retrato do meu coração =A história de Jeremy e Maggie


Um ótimo romance histórico água com açúcar com pitadas de erotismo, na minha opinião, um dos melhores do gênero. O título, porém, me incomoda muito. Estou há algum tempo tentando encontrar outro adjetivo, mas, na falta de um melhor, o que posso dizer é que o título é mesmo brega. Aliás, dificilmente um título com a palavra “coração” é bom. Por isso daria o nome de “Jeremy e Maggie”. Achei que os nomes combinam de uma forma poética.

2- Ana e o Beijo Francês = O amor em Paris


Meu livro preferido, definitivamente merecia um título melhor. Tudo bem que se trata de um romance juvenil, leve e sensível, mas, poxa, a história não pode ser definida como “Ana e o beijo francês. Não sei de onde a autora tirou essa ideia (o título tem o mesmo significado em inglês), o beijo é a parte menos relevante do livro. Portanto o novo título seria “O amor em Paris”, porque é disso que se trata essa história, do amor de Anna e Clark na cidade de Paris.

Obs: Eu trocaria essa capa também.

3- A Garota que você deixou para trás = O Retrato de Sophie Lefèvre


Jojo Moyes é uma das minhas autoras preferidas pois tem o dom de escrever histórias profundas e sensíveis capazes de incitar reflexões e nos envolver de forma intensa com os personagens. Suas outras duas obras “A última carta de amor” e “Como eu era antes de você” são excelentes livros cujo os títulos eu não mudaria. Mas, não gosto da escolha de “A garota que você deixou para trás” porque eu o considero artificial e em desacordo com a profundidade da história. Não se trata de uma garota, mas de uma mulher forte, sofrida e até mesmo triste, que vive um drama doloroso causado pela guerra. O título também dá ideia de que a personagem foi abandonada pelo amado,uma ideia equivocada e superficial se comparada ao que realmente acontece na história. O novo título seria – “O Retrato de Sophie Lefèvre”, já que o mesmo, é o ponto principal para o desenrolar de todo o drama da obra.

4- Então, conheci minha irmã = O diário de Shannon


Lembro de estar numa sessão com um psicologo na qual ele me perguntou qual livro eu estava lendo. Respondi “Então conheci minha irmã” e imediatamente fiquei envergonhada. Sem querer pegar pesado, mas, com esse nome, a ideia transmitida foi “estou lendo um livro idiota” . Após, me escutar dizer o título do livro em voz alta, tive vontade de dizer “eu juro que o livro não é idiota”

Gente, não tem nem o que dizer sobre esse título, que escolha infeliz. Um título que começa com “então,” não tem como dar certo. Sem mais. Eu pensei em outras possibilidades, mas, acabei escolhendo como novo título ” O diário de Shannon”. É através do diário da irmã falecida cujo nome era Shannon, que a personagem principal irá encontrar um importante e sombrio segredo, capaz de mudar sua forma de ver o mundo. Ok, percebi que gosto muito de colocar o nome dos personagens no título. Seria uma forte tendência se eu fosse autora de livros. Aina bem que sou apenas palpiteira mesmo. Prometo melhorar minha criatividade na próxima.

5- Muito mais que uma princesa = O tratado


Peguei esse livro emprestado com indicação e por muito pouco não desisti de ler devido ao alto grau de infantilidade do título. Tudo bem, eu não posso exigir muito de títulos de romances juvenis, mas, poxa “Muito mais que uma princesa” extrapola o aceitável. O livro não é para crianças, tão-pouco para pré adolescentes já que ele tem partes bem picantes, portanto, vamos melhorar esse título aí, gente! Gastei toda minha massa encefálica para pensar em títulos para as 4 obras anteriores, por isso, não esperem muito de mim nesse quinto item. Mas para dar um ar um pouco mais adulto e sofisticado para a obra eu a intitularia de “O tratado”. A história se desenrola em torno de um tratado para conseguir um noivo para a personagem principal que é a filha bastarda de um monarca.

É isso, pessoal! Aposto que vocês também já tiveram vontade de trocar títulos ruins de bons livros. Ou será que esse loucura é só minha? De qualquer forma, foi bem divertido fazer essa lista.

Até breve!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Títulos interessantes que escolheu. Não li nenhum dos livros, então não posso opinar, mas acho que ficaram bons.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato