Editora Piseagrama Guia Morador: Belo Horizonte

Guia Morador: Belo Horizonte

10:00Isabela Lapa


"Não existe o que se possa chamar de fatos, apenas interpretação". Essa frase, escrita por Friedrich Nietzsche no livro Fragmentos Póstumos, reflete bem a vida em sociedade e as relações entre as pessoas.

Todos sabemos que não existe uma verdade absoluta ou uma mentira indiscutível, tudo depende da vivência e, posteriormente, de uma narrativa que pode ser interpretada de diversas maneiras.

E essa é a magia do livro Guia Morador - Belo Horizonte, da Editora Piseagrama. Nele a história da cidade é contada a partir das experiências de moradores que selecionaram memórias e afetos para relatar um pouco sobre as bicas, as hortas, os pássaros, os passeios, os fantasmas, o cinema e muitos outros assuntos que norteiam a vida dos belo-horizontinos e que, algumas vezes, passam completamente despercebidos.

Logo nas primeiras páginas um aviso: "A metodologia é a da amostragem não estatística com abertura para o acaso, uma espécie de deriva por alguns temas a partir de roteiros intuitivos e abertos."

É nisso que reside o encanto do livro: ele não reúne fatos, mas sim interpretações. O interessante é que isso não retira em nada a grandeza do conteúdo, pelo contrário, isso valoriza todas as histórias e descrições, porque elas contam com afetos, memórias e olhares especiais de pessoas que vivenciam a cidade e amam o que ela proporciona.


Um exemplo é a história da Fátima, que tem uma loja na Galeria Ouvidor (ou Armarinho Xavier) e fica muito animada no carnaval, tanto que faz desfiles pelo prédio, usando fantasias. Mas não tem como deixar de rir de Tancredo Neves, que nunca ficava no Palácio da Liberdade depois de 18h, porque o prédio era repleto de fantasmas.

Agora, se você gosta de shopping, vai gostar de ler sobre os shoppings populares e descobrir qual deles é o melhor. Em relação a isso vou deixar você criar a própria opinião, mas o livro não nega: no Oiapoque você pode negociar o preço de tudo.

Os fãs de futebol vão gostar de saber alguns casos dos times antigos como Baía, Grêmio Mineiro ou Inconfidentes. Já os apaixonados por cinema vão devorar as histórias das pessoas que anos e anos atrás não perdiam uma sessão sequer. A Dona Sinhá, por exemplo, nunca ia aos sábados e domingos, porém, de segunda a sexta ela estava presente, mesmo se precisasse ir á pé.

Histórias não faltam, memórias também não. E você nem precisa ler tudo de uma vez, pode ler com calma, para conhecer os segredos da cidade e aprender com eles. Com certeza a leitura vai te conectar ainda mais com BH e com as pessoas que vivem por aqui.




Onde encontrar: Eu comprei no Made in BH, que tem loja no Mercado Novo e também no Instagram. Também vi na Livraria Quixote. :)

Mercado Novo - Av. Olegário Maciel, 742 - Centro

Livraria Quixote - R. Fernandes Tourinho, 274 - Savassi


You Might Also Like

1 comentários

  1. Você já conhece o Listapa o site de lista telefonica online mais completo do brasil da uma conferinda la
    https://listapa.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato