Editora Rocco Jogos Vorazes

Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

11:03Universo dos Leitores

Uma idéia geral: 



O livro, que dá início à trilogia conhecida como JOGOS VORAZES, conta a história de um jogo anual que ocorre na Capital de Panem. 


Esta capital, que se ergueu após a destruição do Estados Unidos, é formada por 12 distritos muito pobres e, no intuito de mostrar o seu poder e a sua superioridade, organiza um jogo em que 2 moradores de cada distrito, um homem e uma mulher, entre 12 e 18 anos, são selecionados para lutar em uma arena. 

Após a seleção dos 24 participantes, eles são levados ao local do jogo e de lá, apenas um sai vivo. 

O livro: 

A primeira parte do livro, denominada OS TRIBUTOS, apresenta os distritos, os personagens, e explica a sistemática do jogo. Tudo isso é contado sob o ponto de vista de Katniss, uma jovem do Distrito Doze, que ao ver a irmã com apenas 12 anos de idade ser selecionada para entrar no jogo, se oferece como tributo. 

A menina tem apenas 16 anos, mas é habilidosa na caça e muito forte e responsável, participaria da competição juntamente com Peeta, um garoto que já ajudou a sua família a se alimentar no passado. 

Acontece que katniss tem horror à Capital e aos jogos. Entretanto, ela promete à irmã, pessoa que mais ama na vida, que vai sobreviver. Antes de partir, pede ao seu melhor amigo, um garoto chamado Gale, que cuide da sua família. 

Katniss é levada à Capital, juntamente com Peeta, onde serão preparados para o jogo. Contudo, seu coração fica no Distrito 12, em razão de lá viver a sua família e Gale, o amigo por quem ela nutre um sentimento confuso, um misto de amizade e um possível amor (coisa que ela ainda não tem muita certeza, mas já percebe alguns sinais). 

Ao chegar à capital, tudo é completamente luxuoso. A riqueza é esbanjada pelos morados. Tudo é moderno, repleto de tecnologia e a comida é absolutamente farta. 

A apresentação dos tributos começa e os treinamentos também. O essencial neste período é conquistar a afeição do público, para que tenham patrocinadores (sem eles, a vida na arena fica bem mais complicada). 

Durante o treinamento, Katniss se vê insegura com relação a Peeta. Não quer se envolver e nem criar um laço de amizade, pois sabe que para sobreviver, ele tem que morrer. Mesmo assim, o garoto é sempre gentil e tenta a valorizá-la e encorajá-la. Ela não sabe se isso é sincero ou se é uma estratégia, o que lhe confunde ainda mais. 

Em meio aos seus sentimentos e suas angústias, ela se sai bem nos testes, consegue cativar o público e recebe uma nota excelente da comissão organizadora dos jogos. Peeta também se sai muito bem. Os dois, cada um ao seu modo e com as suas características, surpreendem as pessoas da Capital, que até então estavam acostumadas com o fracasso do Distrito Doze. 

No último dia de preparação, no momento da entrevista final dos tributos, Peeta faz uma confissão: declara que sempre foi apaixonado por Katniss. 

Com isso, inicia-se a segunda parte do livro, chamada OS JOGOS. Aqui, os tributos são levados para a arena e os jogos começam. 

Nesse período, Katniss forma uma parceria com Rue, uma menina de 12 anos, participante do Distrito 11. Porém, a menina é morta o que aumenta a sua revolta e a sua vontade de se vingar da capital. 

Um possível romance entre Katniss e Peeta também acontece. Para Katniss, o objetivo é cativar o público e os patrocinadores, entretanto, para Peeta é tudo real. 

Enquanto tudo acontece por lá, todos os distritos assistem ao vivo e os organizadores fazem inúmeras reportagens e comentários. É um perfeito, mas trágico, reality show. 

Na terceira e última parte da história, denominada O VITORIOSO, os jogos chegam ao fim. Em razão de uma estratégia de Katniss, a Capital é obrigada a coroar, pela primeira vez, dois vencedores: ela e Peeta. Tudo isso, “em nome do amor”! 

Porém, ao saírem da arena, Haymitch, o treinador dos dois e o único do Distrito 12 que já venceu os jogos, informa que a Capital se sentiu desafiada e considerou a atitude de Katniss uma afronta. 

Os tributos vencedores se recuperam e voltam para casa. O livro termina deixando claro que muitas surpresas e emoções aconteceram na continuação. 

Sobre a narrativa: 

A autora escreve de forma simples e direta e a leitura é absolutamente agradável. O livro pode ser lido em poucas horas, já que consegue te prender do início ao fim. 

A estrutura do livro também contribui com a leitura. Mesmo contendo 397 páginas, é leve e com uma letra em excelente tamanho. 

A idéia central da autora é criticar a sociedade atual, que adora “espetáculos”, independente do que isso possa significar ou das consequências que possa trazes.

Filme:

O livro já foi adaptado para o cinema. Falaremos do filme na próxima sexta-feira, na sessão PAUSA PARA O CINEMA. Confiram!



You Might Also Like

3 comentários

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou Flávia. Continue acompanhando a página! Falaremos de todos os livros e do filme. Abraços!

      Excluir
  2. Anônimo18:46

    Muito interessante este livro, tenho uma amiga que não é fã de leitura, mas já devorou os 2 livros e esta no prestes a terminar o 3°. Gostei muito do blog, parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato