Cinema

PAUSA PARA O CINEMA: Tese sobre um homicídio

13:39Universo dos Leitores

Sinopse


Roberto Bermudez é um advogado criminalista que dá aulas em uma faculdade. Quando ele começa a investigar o caso de um brutal assassinato, passa a desconfiar que um de seus melhores alunos possa ser o autor do crime. Daí para frente, sua vida se torna um caos.

Minhas Impressões:
O filme, que foi baseado no livro homônimo de Diego Paszkowski, tem como questão central complexa relação entre o que pensamos das pessoas ao nosso redor e as atitudes que tomamos a partir desse pensamento. 

Roberto é um advogado prestigiado que realiza seminários em um curso de direito de uma faculdade e escreve livros jurídicos. Em razão da sua influência, também possui vínculos importantes e privilegiados com a polícia, contribuindo nos casos mais complexos.

No primeiro dia de aula de um novo curso, um misterioso assassinato acontece no estacionamento do prédio e o contexto do crime faz com que o professor desconfie de Gonzalo, um aluno arrogante e que coincidentemente chegou atrasado em sala de aula no dia do fato. 

A partir desse contexto, o filme acontece em torno de Roberto e de Gonzalo e somos levados a uma trama envolvente, tensa, repleta de mistérios e de lacunas, que brinca a todo o tempo com a mente do público. Qual a verdadeira relação entre o professor e o aluno: admiração, inveja, disputa de egos? Esta pergunta é a chave para a resposta buscada na trama. 
Dirigido por Hernán Goldifrid, o filme conta com a brilhante atuação de Ricardo Darín, um dos maiores nomes do cinema argentino, que mais uma vez confirma a sua competência. O seu personagem, que tem a vida exclusivamente preenchida pelo trabalho, já que não é casado e não tem filhos, possui uma enorme obsessão pela verdade dos fatos, que o leva a seguir caminhos complicados e nem sempre éticos. 

Com um enredo bem construído, envolvente e inteligente, o filme é uma ótima opção para os que gostam de tramas repletas de mistério e investigações. Além disso, o final é bem aberto, deixando margem para inúmeras interpretações, o que ao meu ver contribui para abrilhantá-lo, afinal, demonstra a premissa principal de que cada fato envolve milhares de interpretações. 
De certa forma, o trabalho do diretor nos conduz a uma crítica à frágil estrutura do Poder Judiciário e do conceito de justiça. 

Trailer:

E então leitores, o que acharam da dica? Gostam de tramas com esse estilo? Comentem e participem conosco!


*Com o mesmo ator já falamos do filme "O Segredo dos Seus Olhos".




You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato