Arte Belo Horizonte

Circuito Cultural Praça da Liberdade

00:00Universo dos Leitores

Essa matéria é especialmente para os meus conterrâneos belo- horizontinos e também para os que são de outras cidades e planejam vir passear em BH! 

Você já conhece e já aproveitou o circuito cultural da Praça da Liberdade? 

Trata-se de um conjunto arquitetônico lindíssimo formado pela Praça de Liberdade, Palácio da Liberdade, Centro Cultural Banco do Brasil, Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Centro de arte popular Cemig, Espaço do Conhecimento UFMG, Memorial de Minas Gerais, Casa da Economia Criativa , Museu de Minas e do Metal e Museu Mineiro. Uau! São muitos lugares para se visitar e o que não faltam são opções de programas Culturais! 

O circuito cultural é considerado um dos mais importantes do país e teve sua restauração realizada para a inauguração em 2010. O objetivo é a exploração da diversidade cultural com opções interativas e abertas ao público. A área está situada na região central de Belo Horizonte e se impõe como um lugar de enorme valor simbólico histórico e arquitetônico de Belo Horizonte. Hoje, esse é o maior conjunto integrado de cultura do Brasil. 

O Arquivo Público Mineiro é um espaço especializado sobre a história de Minas Gerais desde o período Colonial. Nele há uma biblioteca especializada em história de Minas Gerais e arquivologia, reunindo aproximadamente dez mil e quinhentos títulos dois quais dois mil e quinhentos são considerados obras raras e preciosas. 

O Centro Cultural Banco do Brasil situa-se num prédio de seis andares ao lado do edifício Niemeyer. Seu projeto arquitetônico foi concebido por Luiz Signorelli, fundador da Escola de Arquitetura de Minas Gerais. De estilo eclético, com influência neoclássicas e art déco, o prédio foi inaugurado em mil novecentos e trinta para sediar a Secretária de Segurança e Assistência Pública. O CCBB possui uma programação diversificada e regular contando com áreas para exposição temporárias, teatro com capacidade para 270 lugares, salas multiuso para debates, conferências, oficinas, palestras, atividades interativas, entre outras. Há também aconchegantes ambientes de convivência, lazer, alimentação e lojas para comercialização de produtos culturais. O interior do prédio possui uma arquitetura imponente e muito linda, ao fazer a visita repare na belíssima escada do hall de entrada do edifício. 

Por fim, vamos falar um pouco sobre o Palácio da Liberdade. Sede histórica do Governo do Estado de Minas Gerais, o Palácio da Liberdade é um dos principais cartões postais de Belo Horizonte. O prédio foi inaugurado em 1897 tendo como objetivo servir de sede administrativa do Governo do estado e residência oficial dos governadores. Hoje, aberto ao público para visitação, transformou-se num lindíssimo museu. Ao visitar o Palácio, o público pode conhecer os salões, candelabros em bronze e dourado, o piso em parquet, seus lustres em cristal, os painéis alegóricos, seus torrões, a beleza da escadaria principal vinda da Bélgica o rico mobiliário e o belo Jardim. 
Existem, ainda, como já citado, muitas outras atrações no circuito. É um privilégio ter algo de tamanha importância cultural e artística tão pertinho da gente. Os leitores de Belo Horizonte precisam conhecer e os turistas vão gostar bastante de visitar. Uma verdadeira aula sobre a história de Minas Gerais. Para obter mais informações visite o site. 

Até breve, leitores!

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato