Destaque Dicas

10 livros sobre abuso e violĂȘncia contra mulher

00:00Isabela Lapa


Oi gente, tudo bem?

No final do ano passado eu fiz um post com dicas de livros para pensar sobre feminismo. A lista fez muito sucesso, o que me deixou super feliz, jĂĄ que me fez perceber que sim, as pessoas estĂŁo interessadas no assunto!

Curiosa como o tema como eu sou, no inĂ­cio desse mĂȘs li uma HQ incrĂ­vel da Editora Nemo: Desconstruindo Una. A leitura me fez perceber que o tema da violĂȘncia contra a mulher nĂŁo pode ser esquecido nem deixado de lado. É essencial pensar, refletir, conversar, rever conceitos e agir contra isso, porque tem coisas absurdas demais!

Com isso em mente, decidi fazer essa lista com 11 livros que abordam a violĂȘncia e o abuso contra a mulher. Os livros listados sĂŁo bem diferentes e permitem um amplo panorama da questĂŁo. Alguns abordam a violĂȘncia fĂ­sica, outros a violĂȘncia psicolĂłgica, e outros apresentam questĂ”es relacionadas aos traumas causados e Ă  dificuldade de lidar com eles... 

Antes de conhecerem a lista, sugiro que leiam o post do Portal Brasil, que explica de forma clara e direta algo que muita gente ainda nĂŁo entendeu: ViolĂȘncia contra a mulher nĂŁo Ă© sĂł fĂ­sica (clique aqui).

Feito isto, vamos Ă  lista:

50 tons de cinza

Apesar de ser muito romantizado e ter um personagem que Ă© considerado por muitas como um verdadeiro galĂŁ, esse livro tem traços claros de violĂȘncia contra a mulher, principalmente no que se refere Ă  violĂȘncia psicolĂłgica. 

Christian Gray Ă© um homem machista, controlador e manipulador, que tenta fazer com que Ana, a "sua amada", ceda a todas as vontades e deixe de ser quem ela realmente Ă©. Para isso, ele escolhe as vestimentas, decide como ela se alimenta, com quem ela pode conviver ou nĂŁo, e por aĂ­ vai... Sendo assim, para manter o relacionamento com o "homem dos sonhos", Ana precisa se anular e deixar de lado toda a sua vida... 

Além disso, a caracterização dos personagens é completamente machista: ele é lindo, rico, poderoso, desejado e bem sucedido, enquanto ela é pobre, ainda estå perdida sobre o que fazer da vida, e mesmo sendo linda se sente horrorosa a ponto de achar que ninguém jamais irå se apaixonar por ela. Então, como recusar um homem como ele?

A Cidade do Sol (veja a resenha e compre aqui)

O livro, protagonizado por Mariam e Laila, revela as inĂșmeras dificuldades de ser uma mulher no AfeganistĂŁo e retrata toda a opressĂŁo, violĂȘncia, preconceito e humilhação que elas sĂŁo submetidas em razĂŁo da "cultura" do paĂ­s.
 
A Cor PĂșrpura (veja a resenha e compre aqui)

O livro conta a histĂłria de Celie, uma menina que cometeu um grande pecado: nasceu mulher. Negra, constantemente abusada pelo pai, pelo marido e pela sociedade, ela narra a sua vida por meio de cartas, e descreve todo o drama de viver em uma sociedade machista e opressora.  

Bom dia, VerĂŽnica (veja a resenha e compre aqui)

Um livro incrĂ­vel, que conta a trajetĂłria de uma policial que decide resolver dois crimes complexos contra mulheres: um marido criminoso e abusivo, e um cara que seduz mulheres pela internet, para depois estuprĂĄ-las. 

AlĂ©m do clima de investigação e suspense, o livro levanta vĂĄrios aspectos sobre a violĂȘncia: como ela acontece, quais podem ser as consequĂȘncias, o quanto as vĂ­timas se sentem culpadas ou, por vezes, cĂșmplices, e por aĂ­ vai! Leitura super recomendada.

Desconstruindo Una (veja a resenha e compre aqui)

Um quadrinho especial, que narra as experiĂȘncias de Una, que sofreu diversos abusos na adolescĂȘncia, e passou inĂșmeras dificuldades para lidar com a situação. AlĂ©m disso, a obra tambĂ©m contĂ©m diversas informaçÔes importantes sobre violĂȘncia de gĂȘnero, machismo e papel do Poder PĂșblico e da sociedade. IncrĂ­vel!

DiĂĄrio de uma escrava (veja a resenha e compre aqui)

O livro é escrito em forma de um diårio, e conta a história de uma jovem que foi sequestrada muito nova, e usada como objeto sexual de um homem mais velho e horripilante. Ela descreve todas as suas sensaçÔes, dores e medos, além de apresentar com riqueza de detalhes o cotidiano angustiante e desesperador no qual ela estava submetido.

O interessante Ă© que apesar de ser um livro de ficção, ele foi escrito com base em relatos reais colhidos em uma Delegacia. 

Fale (veja a resenha e compre aqui)

O livro conta os problemas vivenciados por uma jovem de 13 anos, apĂłs ter sido estuprada em uma festa do colĂ©gio. Os medos, o silĂȘncio, as dores, a solidĂŁo e muito mais. 

Escrito em forma de diĂĄrio, o livro Ă© emocionante e tem uma linguagem jovem, sendo muito adequado para o pĂșblico young adult. 

Garota Interrompida (veja a resenha e compre aqui)

Com uma narrativa direta e impactante, Suzanna, a narradora, relata os acontecimentos mais marcantes do perĂ­odo em que a sua juventude foi literalmente interrompida. Por dois anos, entre 1967 e 1969, ela ficou internada no Hospital PsiquiĂĄtrico McLean, no entanto, apesar da aparĂȘncia de internação voluntĂĄria, o ato foi motivado pelas arbitrariedades do mundo e da sociedade.

O Mundo de Aisha (veja a resenha e compre aqui)

O Mundo de Aisha proporciona uma incrĂ­vel imersĂŁo no universo da mulher islĂąmica iemenita, mostrando suas dificuldades, seus sonhos, desejos e tambĂ©m suas tristezas. É uma HQ incrĂ­vel, que descreve o cotidiano de vĂĄrias "mulheres invisĂ­veis" e causa diversas emoçÔes. ImperdĂ­vel! 

O Papel de Parede Amarelo (veja a resenha e compre aqui)

A partir de uma linguagem simples e direta, a obra nos coloca diante de muitas reflexÔes sobre a postura controladora dos homens e sobre o sofrimento progressivo das mulheres que possuem suas vontades oprimidas e são moralmente coagidas pelos homens. Vale destacar, ainda, que a narrativa é, em partes, autobiogråfica, jå que a escritora, que sofria de depressão, recebeu ordens de ser tratada em casa e de parar de escrever e de exercitar a mente.


Espero que tenham gostado da lista, que leiam os livros e indiquem para as amigas e para os amigos...

Acreditem: uma matĂ©ria do IG, de junho de 2016, demonstra que de acordo com os dados da Organização Mundial de SaĂșde, uma em cada cinco mulheres atĂ© 18 anos jĂĄ foi vĂ­tima de violĂȘncia. Vamos nos unir contra isso!!!

Beijos, Isabela!

You Might Also Like

7 comentĂĄrios

  1. Oi, Isa. Tudo bem?

    JĂĄ li Garota, interrompida, A cor pĂșrpura e O papel de parede. SĂŁo histĂłrias muito boas e com discussĂ”es muito pertinentes. Adorei a lista e jĂĄ anotei algumas das usas dicas aqui.

    Beijos, Hel.

    ResponderExcluir
  2. JĂĄ li cinquenta tons e A cidade do sol. NĂŁo gostei de 50 ons, tanto que nem li os outros dois livros, mas amei A cidade do Sol. Ele Ă© tĂŁo intenso, tĂŁo forte, tĂŁo inspirador.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. AnĂŽnimo01:13

    OlĂĄ, gostei muito das indicaçÔes. Li as resenhas e jĂĄ selecionei alguns para trabalhar em um projeto que participo sobre a violĂȘncia contra a mulher. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. AnĂŽnimo00:56

    Adorei a lista. Vou anotar aqui pra ler. Estou muito curiosa pra me informar sobre esse tema.

    ResponderExcluir
  5. Querida, boa noite.
    meu nome e dionisia, eu escrevi o Livro ^A mao que empurra o Balanço. Embora tenha se esgotado, gostaria muito que vocespudessem ler. Estou trabalhando na segunda ediçao revista, revisada e ampliada. Por favor seria uma Honra. lazdiosi@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. AnĂŽnimo13:50

    nao quero le nen um

    ResponderExcluir
  7. Lista incrĂ­vel, amei. Indique livros de autores (as) negros.
    Obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

FormulĂĄrio de contato